Tel: (32) 3025-7555

Social

1. Fui à unidade coletar e/ou entregar diferentes materiais (exemplo: sangue, urina, fezes), mas um (ou mais) dos exames não foi (ou não foram) entregue(s). Como devo proceder? É possível prorrogar o prazo para entrega?

Sim, basta entrar em contato diretamente com a Unidade de Atendimento onde o exame foi realizado e/ou entregue.

2. Preciso estar em jejum para realizar um exame. É permitido beber água?

Sim, pois a água não interfere no resultado dos exames.

5. O resultado do exame pode apresentar alguma alteração caso o paciente esteja fazendo uso de algum medicamento?

Independentemente do medicamento que esteja sendo consumido, é importante prevenir o profissional responsável por sua coleta, pois em muitas situações esse dado deve ser levado em conta na avaliação do resultado. 

Antibióticos e antiinflamatórios têm ação sob a coagulação do sangue, por exemplo. Caso seja detectado que o medicamento pode interferir no resultado, é necessário conversar com o médico responsável a respeito da suspensão do consumo durante alguns dias, para a realização do exame.

6. Ao coletar urina para exame, por que se deve desprezar o primeiro jato?

O chamado jato “médio” é o material que melhor representa o que está presente na bexiga. É importante desprezar o primeiro jato pois pode haver nessa amostra a presença de células e secreções presentes na uretra, sobretudo se houver alguma inflamação ou infecção.

7. O cigarro interfere no resultado dos exames?

O fumante deve se abster do cigarro no dia em que for realizar exames como: teste de agregação plaquetária e curva glicêmica.

8. Existe algum impedimento para realizar exame de sangue caso o paciente apresente gripe, resfriado ou febre?

Em tese, não há problema. Mas é importante consultar o médico responsável ou o laboratório antes de coletar o material, pois em alguns casos pode haver interferência nos resultados.

9. Pode haver alteração no resultado do exame durante o período menstrual?

O exame de urina, por exemplo, pode apresentar alteração se realizado durante o perído menstrual. No entanto, se houver urgência na coleta do material, deve-se fazer assepsia local na hora do exame, para que o sangue menstrual não se misture à urina.

10. Durante o período menstrual a mulher pode fazer exame de sangue?

As mulheres podem realizar exame durante o período menstrual. Mas é importante informar o médico em que período do ciclo o exame foi realizado, pois há variação de hormônios que precisam ser levadas em conta durante a avaliação dos resultados.

11. O resultado dos exames laboratoriais podem apresentar alteração após atividade física?

Sim. Testes realizados depois de qualquer atividade física podem apresentar alterações. O paciente deve se encontrar em situação de repouso antes de realizar exames como os de glicemia e dosagem de fator VIII de coagulação, prolactnia, etc.

12. O consumo de bebida alcoólica pode alterar os resultados de exames?

Sim, mesmo que na véspera do exame o consumo de álcool tenha sido moderado. O ideal é não consumir bebidas alcóolicas por pelo menos 72 horas antes da realização dos exames.

13. Como a alimentação pode interferir no resultado dos exames? A alimentação interfere nos resultados de colesterol e triglicérides?

O alimento consumido no dia anterior ao exame pode interferir no resultado da taxa de colesterol e, principalmente, na de triglicérides. 

O paciente com histórico de triglicérides elevados que adotar uma dieta rígida no dia anterior ao exame ou o paciente com triglicérides normais que consumir alimentos mais gordurosos do que o habitual obterão resultados “falsos”. A taxa de triglicérides provavelmente será mais baixa no primeiro caso e mais alta no segundo caso.

14. É obrigatório estar em jejum para realizar exame de sangue?

Depende do que foi solicitado por seu médico. Nem todos os ítens solicitados na receita médica requerem jejum. O hemograma simples é um desses casos. Entretanto, há outros casos em que o jejum é necessário, como a análise de glicemia e triglicérides. O atendimento do Vitalab está apto a informar quantas horas de jejum são necessárias para a realização de cada exame.

16. É necessário estar em jejum para realizar o exame de fezes?

Não.

17. O exame de urina deve ser feito com material coletado da primeira urina do dia? 

Não necessariamente. Apenas se o seu médico solicitar. A urina pode ser colhida em qualquer horário, observando que o paciente deve permanecer duas horas sem urinar para gerar o volume ideal para a análise.

18. O exame de urina deve ser realizado no laboratório?

O paciente pode realizar o exame em outro local, quando a solicitação for para “urina tipo 1”, colhendo o material em frasco apropriado, seguindo as orientações do atendimento do Laboratório. 

19. O uso de cremes podem interferir no resultado do exame de urina? 

Não. No entanto, é importante que os medicamentos não se misturem à urina no momento da coleta. Deve-se fazer assepsia local na hora do exame.

20. Após a coleta de sangue, algumas vezes o local da inserção da agulha fica arroxeado. Por quê?

O hematoma ocorre quando o sangue “vasa” da veia, o que ocorre em situações como veias finas ou com muita pressão sanguínea. Outras vezes, por falta de compressão adequada no momento da coleta. Ou ainda, devido ao consumo de algum medicamento que pode alterar a coagulação do sangue e também por deficiência de algum fator de coagulação 

23. Crianças, idosos e gestantes têm atendimento preferencial nas unidades do Laboraório? 

Sim, o atendimento a gestantes, idosos e crianças é prioritário. Vale observar que no caso de ser necessária a presença de um profissional especializado, como na área infantil ou ginecológica, o atendimento pode não ser imediato.

24. O que é e para que serve um antibiograma?

Através deste exame se poderá observar a quais antibióticos a bactéria encontrada no material analisado é sensível ou resistente, ou seja: o antibiograma permitirá a identificação do antibiótico mais adequado para o tratamento da infecção apresentada pelo paciente.

25. O que significa o resultado: “Dispensa Antibiograma” no laudo do antibiograma?

O resultado significa que não houve crescimento de bactérias na cultura e por isso não há a necessidade de utilizar medicamentos.

Contate-nos

Visite-nos hoje

UNIDADE 1
Av. Rio Branco, 3747 - Cep: 36021-630 - Juiz de Fora - MG

 

Horário de Atendimento

De segunda à sexta-feira das 08:00h às 21:00
Plantões aos sábados das 08:00 ás 12:00 na CMI 

Seja livre para nos contatar

cmi@powerline.com.br
UNIDADE 1 (32) 3025-7555
WPP PARA ORÇAMENTOS (32) 99100-6304