Tel: (32) 3025-7555

Social

 

 

 

 

 

 

 

  Embora seja um tema dificil de tratar, falar abertamento sobre o câncer, pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado a doença. 

  Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Mas muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável.

 Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade.

  Suas mamas são únicas, assim como você. É comum que uma das mamas seja maior que a outra ou que tenham formatos diferentes. Quando a mulher conhece bem o seu corpo, ela pode perceber mudanças que são normais nas mamas e ficar alerta para um sinal ou sintoma suspeito de câncer de mama.

   O câncer de mama pode apresentar vários sinais e sintomas, como:

  • Nódulo único e endurecido;
  • Irritação de uma parte da mama;
  • Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não sinta um nódulo);
  • Edema (inchaço) da pele;
  • Vermelhidão na pele;
  • Inversão do mamilo;
  • Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas;
  • Sensação de nódulo aumentado na axila;
  • Espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
  • Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos;
  • Inchaço do braço;
  • Dor na mama ou mamilo...

 

 

A importância de realizar o exame de mamografia anualmente.

 

  A mamografia é um exame muito importante para a saúde da mulher. Por meio dele é possível detectar e diagnosticar precocemente o câncer de mama. O exame detecta lesões milimétricas que, pelo exame físico de palpação, não são facilmente identificadas.

  Todas as mulheres devem ter consciência de que o câncer de mama é o maior responsável por mortes de mulheres no mundo, e por isso, quanto mais cedo o tumor for descoberto, maiores são as chances de cura.

 

Como é feito o exame de mamografia?

 

  O exame de mamografia não é complicado de se fazer. Pode gerar certo desconforto pela compressão das mamas, que são sensíveis. No entanto, o médico poderá orientar a paciente quanto à melhor forma de aliviar o desconforto, que nunca deve ser um empecilho para que a mulher não realize o exame anualmente.

  Muitas mulheres adiam o exame de mamografia, pois temem descobrir um possível câncer de mama e não sabem ou ignoram a importância de realizar o exame. Existem também mulheres que temem a exposição à radiação. Para essas, saibam que a imagem do exame é obtida com raios x de baixa energia e o risco é mínimo, ainda mais se comparado ao benefício que o exame proporciona.

  Quem faz a mamografia se certifica de não ter câncer ou garante maior chance de cura através da detecção precoce do mesmo. Vale reforçar que somente a mamografia detecta a doença no seu estágio inicial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contate-nos

Visite-nos hoje

UNIDADE 1
Av. Rio Branco, 3747 - Cep: 36021-630 - Juiz de Fora - MG

 

Horário de Atendimento

De segunda à sexta-feira das 08:00h às 21:00
Plantões aos sábados das 08:00 ás 12:00 na CMI 

Seja livre para nos contatar

cmi@powerline.com.br
UNIDADE 1 (32) 3025-7555
WPP PARA ORÇAMENTOS (32) 99100-6304