POSSO ALISAR MEU CABELO AMAMENTANDO?
Tenha cautela ao usar produtos para alisar, relaxar ou pintar o cabelo enquanto estiver amamentando e sempre utilize produtos com selo de aprovação da Anvisa.
"Várias substâncias desses produtos são absorvidas pela pele e couro cabeludo, caindo na circulação e atingindo o leite materno em concentrações variáveis, que serão ingeridas pelo bebê e poderão ser tóxicas.
Leia bem embalagens de qualquer química que entre em contato com o couro cabeludo e não fique com vergonha de pedir para ver o rótulo do que será colocado na sua cabeça mesmo quando for ao salão. Preste atenção no que diz respeito ao produto ser utilizado durante a amamentação.
Existe regulamentação para que alisantes comercializados no Brasil não contenham substâncias como formaldeído ou formol e glutaraldeído.
O uso de formol em escova progressiva e outros tipos de tratamentos químicos para cabelos, aliás, não é recomendado em nenhuma situação, pois é um produto apontado como cancerígeno pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
POSSO TINGIR MEU CABELO AMAMENTANDO?
O mesmo alerta vale para quem está amamentando e quer tingir os cabelos. Para não prejudicar o bebê, não use tinturas de efeito prolongado, porque elas geralmente incluem chumbo ou amônia em sua composição.
Não há estudos sobre a segurança do uso de chumbo durante a fase de lactação, então o melhor é pecar pelo excesso e evitá-la. Os tonalizantes, produtos de fixação mais curta que vão saindo com as lavagens do cabelo, geralmente não contêm essas substâncias, mas não deixe de verificar na embalagem.
"Vale a recomendação geral de não usar produtos de procedência desconhecida, que não contenham informação da composição, contraindicações e aprovação pelos órgãos oficiais do governo, como Ministério da Saúde e Anvisa"